• Notícias

Reunião questiona ANS acerca de reajustes de planos

Publicado em: 25/07/2017 09:55:09

Entidades de defesa do consumidor cobraram, ainda, maior atenção aos contratos coletivos e campanhas educativas junto à população

Encontro foi realizado na sede do MPPE

Por Anderson Maia - Assessoria de Comunicação Aduseps


A coordenadora executiva da Aduseps, Renê Patriota, marcou presença em reunião, na manhã de ontem, com representantes de órgãos de defesa do consumidor e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), acerca dos reajustes de planos de saúde. O encontro, promovido pela Rede Consumidor – PE e realizado na sede do Ministério Público de Pernambuco, buscou obter esclarecimentos, junto ao órgão regulador, acerca dos parâmetros utilizados nos reajustes autorizados, anualmente, dos produtos. A falta de regulação nos contratos coletivos também esteve entre as grandes cobranças pontuadas durante o evento.


“O consumidor sofre reajustes antes mesmo de completar um ano de contrato. Adere a um plano em março, por exemplo, e, em julho seguinte, já se depara com um aumento. A ANS deveria prestar mais atenção nisso. Além do mais, não está nem aí para os contratos coletivos, que representam a grande maioria dos planos, hoje”, destacou, em sua fala, Renê.


Os representantes da defesa do consumidor frisaram, ainda, a falta de transparência das operadoras e a necessidade de uma campanha educativa a fim de orientar melhor a população acerca de informações relevantes ao se contratar um plano de saúde. “O cidadão adere a um plano sem nem saber o que está fazendo. No caso de um contrato coletivo, desconhece até mesmo de que grupo faz parte”, destacou-se.

Renê cobrou da ANS mais atenção com os reajustes aplicados pelas operadoras Renê cobrou da ANS mais atenção com os reajustes aplicados pelas operadoras

Fonte:

Galeria de Fotos