• Notícias

Comitê de Combate à Tuberculose reuniu-se em sede de projeto social da Aduseps

Publicado em: 10/08/2017 10:07:47

Grupo discutiu metas para erradicação da doença em Pernambuco, que é vice-líder em mortes no Brasil.

Reunidos, semana passada, na sede da Escola Popular do Direito Constitucional Pequeno Cidadão – projeto social da Aduseps -, no bairro da Madalena, integrantes do Comitê Pernambucano de Combate à Tuberculose discutiram as ações do grupo para os próximos meses e realizaram, com as crianças e adolescentes assistidas no local, atividades lúdicas relacionadas à prevenção e tratamento da doença. A reunião contou com presença de representantes da Aduseps, Secretaria de Saúde do Estado, Pastoral da Aids, Secretaria de Saúde de Camaragibe e Conselho Estadual de Saúde.


 Entre os assuntos discutidos pelo grupo, no encontro, estava o combate da tuberculose em Pernambuco nos moldes do Plano Nacional do fim da Tuberculose, do Ministério da Justiça, que baseia-se nos três pilares: prevenção e cuidado integrado e centrado no paciente; políticas públicas arrojadas; intensificação de pesquisa e inovação.


 “Realizamos ações em parceria com o Estado e municípios, como coleta para exames em bairros e presídios, e também ações educativas com cidadãos de todas as idades, como, por exemplo, os menores atendidos pelo nosso projeto social”, explica Márcia Andrada, integrante do Comitê e diretora administrativa da Aduseps.


 Pernambuco é o segundo Estado no Brasil com maior número de mortes por tuberculose. Ano passado, foram 387 óbitos e 4.646 novos casos. “Um dos grandes problemas tem sido o abandono do tratamento por boa parte dos pacientes, que iniciam e não dão continuidade. Nosso trabalho, portanto, também terá como base nesse acompanhamento in loco, prestando essa atenção básica e fiscalizando o tratamento dessas pessoas”, acrescenta Márcia.


 

Fonte:

Galeria de Fotos