top of page
Foto do escritorAssessoria de Imprensa

Aduseps ingressa com recurso contra decisão que desobriga planos a cobrirem testes para Covid-19

Agravo foi protocolado na última sexta (17) e pede que ANS volte a ser obrigada a incluir cobertura dos exames no seu rol de procedimentos, conforme liminar concedida em primeira instância.


A Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps) ingressou, na última sexta-feira (17) com recurso contra decisão do Tribunal de Regional Federal da 5ª Região que suspendeu a liminar que obrigava a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a incluir, no seu rol de cobertura obrigatória dos planos de saúde, os testes sorológicos de IgA, IgM e IgG para Covid-19. Com isso, a entidade de defesa dos consumidores espere que seja reavaliado o caso e volte a valer a ordem judicial em primeira instância, que garantia aos usuários o custeio dos testes pelas operadoras. Os exames são considerados essenciais uma vez que detectam se o paciente já foi ou não infectado pelo novo Coronavírus – mesmo que já tenha sido curado.


A decisão que suspendeu a liminar – esta que fora conquistada por meio de Ação Civil Pública promovida pela Aduseps – acatou o argumento apresentado pela ANS de que os testes sorológicos não teriam eficácia comprovada no diagnóstico de pacientes infectados pela Covid-19. “Se esse exame de IgG e IgM não serve para nada, já que alguns dizem isso, como é que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que também é uma autarquia federal, autoriza que sejam vendidos testes rápidos, um tipo de sorologia, nas farmácias e drogarias? Ou seja, é o mercado quem manda, é o negócio financeiro, é a economia quem tem que rodar. Tudo isso se chama falta de respeito”, critica Renê Patriota, coordenadora executiva da Aduseps.


A Agência argumentara ainda, no recurso, que o exame padrão para diagnóstico do novo Coronavírus seria o RT-PCR, já incluso no rol de cobertura mínima obrigatória dos planos. “Claro que o RT-PCR é muito importante, pois detecta a doença mais precocemente, mas não se pode tirar a necessidade, a essencialidade também do IgG e do IgM. É uma titulação importante”, acrescenta Renê.


“E uma vergonha essa ANS. É uma vergonha essa gestão pública desinteressada com a questão da pandemia, com a questão dos infectados e com a questão dos consumidores que, além de terem direito ao SUS, pagam plano de saúde e, na hora que chega a pandemia, a ANS é a primeira a não assumir a responsabilidade”, denunciou a coordenadora da Aduseps, em entrevista, semana passada, a uma rádio local.


Como consequência da suspensão da decisão judicial em primeira instância, a Resolução Normativa n° 458 da ANS – editada no último dia 26 e que inclui a pesquisa de anticorpos IgA, IgG ou IgM – também foi derrubada (por unanimidade, em reunião da Diretoria Colegiada da ANS realizada semana passada). O órgão regulador promete, no entanto, para os próximos dias, uma audiência pública para discutir o assunto.

135 visualizações1 comentário

1 Comment


Precisei fazer o teste sorológicos em meu Filho RN 20 dias, pois esse foi o recomendado pelo médico, como mais eficiente, pela idade do bebê. Pago caro pelo plano de saúde e ainda tenho que pagar exames? Vergonhoso ter que passar por isso. Espero que algum juiz reveja essa decisão, voltada somente para interesse dos planos de saúde, tomada pelo Tribunal de Regional Federal da 5ª Região.

Like
Rua Henrique Dias, 145, Boa Vista, Recife/PE - CEP: 50.070-140
(81) 3423-0540 / 3139-8501
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube
bottom of page